Na era das Sociedades Anônimas de Futebol (SAF) e dos Multi-club Ownership – que segundo o blog Lei em Campo, de João Paulo di Carlo Perez, é a “aquisição ou controle de dois ou mais clubes por uma mesma pessoa, seja ela jurídica ou física, diretamente ou indiretamente por meio de um intermediário” – vemos uma série de movimentações entre os clubes que tem o mesmo ‘nome’, na letra fria, que respondem a mesma pessoa no fim das contas. Botafogo e Lille, recentemente, e as aquisições de atletas do grupo City feitas pelo Bahia são exemplos.
O caso mais recente é o de Paulo Pezzolano. Técnico paraguaio responsável por trazer o Cruzeiro – adquirido por Ronaldo Nazário há exatos 354 dias – de volta à Série A do Campeonato Brasileiro após liderar a Série B de ponta a ponta, pediu para deixar o clube no último dia 19 de abril, após a eliminação diante do América-MG. Agora, o treinador vai comandar o Real Valladolid, time de Ronaldo.
“Vou comunicar que eu e minha comissão técnica não vamos continuar no Cruzeiro”, escreveu o técnico naquele momento. “Não é uma decisão tomada no calor do momento, nem nada. Foi tomada com muita frieza e muito pensada. Essa decisão está tomada desde dezembro, junto com a diretoria e os demais. Sinceramente, eu não estava (com a cabeça) 100% desde dezembro, e eu acho que um clube gigante como o Cruzeiro necessita de um treinador que esteja 1000% aqui”, escreveu o treinador, há 16 dias. Na ocasião, o técnico afirmou que descansaria.
A mudança para o Real Valladolid acontece após a demissão do técnico Pacheta, após uma derrota por 6 a 0 para o Real Madrid, válido por La Liga, no último domingo (2). Veja aqui o comunicado do Valladolid.
Este será o primeiro trabalho de Pezzolano no futebol europeu. O técnico de 39 anos deixa o futebol brasileiro, mas se mantém reportando-se ao mesmo dono, na pessoa de Ronaldo Nazário, ainda que haja mudanças nos departamentos de ambos os clubes. Na Espanha, o técnico tem agora a função de tentar salvar o time do rebaixamento. Hoje, o clube ocupa a 16ª posição de La Liga, com 28 pontos. Os três últimos colocados são rebaixados.
Ver todos os comentários | 0 |