Fernando Tonet, atual técnico do Altos, está em Portugal para aprimorar seus conhecimentos sobre o futebol e suas diversas fases. Em 2023, quando o Altos completa dez anos de fundação, o clube busca um melhor desempenho no Campeonato Piauiense e na Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, o técnico é parte fundamental no tripé organizado pela diretoria alviverde em busca de um elenco competitivo.
O GP1 Esporte conversou com Tonet e buscou entender os motivos que levaram o técnico para a terra do Jogo de Posição e dos técnicos que têm garantido sucesso no Brasil, seja empilhando taças, como foram Jorge Jesus no Flamengo e, agora, Abel Ferreira no Palmeiras. Além de nomes como Vitor Pereira (ex-Corinthians) e Luís Castro, a frente do Botafogo de John Textor.
Com um gosto particular por estudar o futebol, o técnico do Jacaré tenta não se prender a um estilo e busca se referenciar em diversas formas, para criar algo com sua assinatura. Questionado sobre uma forma de melhorar o jogo que será aplicado no Altos, o professor ressaltou que é necessário deixar os atletas à vontade.
“Não tenho um referencial único, estudo o mais variado possível para depois montar o meu estilo próprio par deixar os atletas cada vez mais à vontade para demonstrar a sua técnica dentro de um modelo de jogo pré-estabelecido que seja claro e de fácil entendimento”, afirmou Tonet.
Futebol e xadrez
O GP1 Esporte publicou sobre como a cidade do Porto se desenvolveu como um centro de estudos sobre o futebol, principalmente a partir do Departamento de Esportes da Universidade do Porto, onde o técnico Vitor Frade ajudou a organizar a Periodização Tática. Estudioso de outras formas, como o Jogo de Posição, o técnico falou sobre a proximidade com o xadrez e seu gosto por estratégias de tabuleiro. “Gosto muito de leituras sobre esses assuntos e o chamado jogo posicional é altamente lincado com o jogo de xadrez que eu particularmente jogo todos os dias”, afirmou Tonet.
O Altos tem sua programação marcada para iniciar no dia 5 de dezembro, a um mês do confronto da equipe contra a Jacuipense, válido pela pré-Copa do Nordeste. No Campeonato Piauiense, a equipe estreia no dia 11 de janeiro, às 19h, no estádio Tibério Nunes, em Floriano, contra o Corisabbá.
Ver todos os comentários | 0 |