Os Jogos Olímpicos de Paris começam na próxima sexta-feira (26), com a delegação do Brasil levando 276 atletas para disputarem 39 modalidades. Dessas atletas, duas são piauienses, além de uma figura familiar compondo a comissão técnica de um dos esportes.

Juliana Vieira - Badminton

A piauiense Juliana Vieira , de 19 anos e natural de Teresina, é a principal representante do Brasil no badminton, sendo a melhor colocada do país na história da modalidade feminina. Atualmente, ela integra a 25ª posição no ranking olímpico e é a melhor atleta da América Latina.

Foto: Reprodução/Twitter
Piauiense Juliana Vieira venceu na primeira rodada do Mundial de Badminton, em Copenhague

“O sonho se tornou realidade”, celebrou a jovem piauiense ao realizar seu primeiro treino em Paris. Entre seus maiores títulos estão a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos em 2022 e bronze nos Panamericanos de 2023. Esta será a primeira Olimpíada na carreira.

Os jogos de badminton começam no dia 27 de julho e vão até 5 de agosto. Juliana está no grupo D e enfrentará a tailandesa Supanida Katethong e Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong.

Adriana Silva - Futebol Feminino

Adriana Silva , natural da cidade de União, é considerada uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, com grande passagem no Corinthians e que está atualmente no Orlando Pride, mesmo clube de Marta. Será também a sua primeira Olimpíada, já que em 2021 teve que ser cortada por uma entorse no joelho esquerdo.

Foto: Leandro Lopes/CBF
Adriana comemora classificação do Brasil para final da Copa Ouro

Em suas redes sociais, Adriana comemorou a convocação para o torneio, garantindo que se esforçará para trazer a primeira medalha de ouro para a modalidade. “Estou até agora tentando achar palavras que consigam expressar o tamanho da emoção que estou sentindo. Quem me acompanha a mais tempo sabe o quão árduo foram alguns caminhos pra mim até aqui e mesmo assim nunca pensei em desistir. Sempre precisei me superar, me reinventar, persistir, lutar, me dedicar e me esforçar para seguir firme. Chegou a hora de ser feliz com responsabilidade, do jeitinho que eu amo”, declarou.

O Brasil estreia no dia 25 de julho, contra a Seleção Nigeriana. Em seguida, a equipe enfrentará Espanha e Japão na fase de grupos.

Sarah Menezes - Treinadora de judô

Vencedora do ouro em Londres 2012, a ex-judoca Sarah Menezes é a nova treinadora da Seleção Brasileira Feminina de Judô. Ao GP1 Esporte , a técnica declarou que o grupo está concentrado e que se esforçarão ao máximo em busca de medalhas para o país.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Treinadora da seleção brasileira feminina de judô, Sarah Menezes

“Estou bem focada para os Jogos Olímpicos, pois está muito próximo e já estamos no mês olímpico. Acabei de chegar recentemente e estava com uma parte da equipe. Sobre as expectativas da Seleção, eu acredito muito no meu grupo. Fiz parte do outro lado, sendo atleta, e vejo todo mundo muito forte, tanto o masculino, quanto o feminino. Acredito que eles vão dar o sangue lá dentro, então minhas expectativas sempre são as melhores. Todos vão se esforçar e brilhar no tatame”, afirmou.

O judô começará no dia 27 de julho e irá até 3 de agosto.