A Eurocopa conheceu mais duas seleções classificadas para as quartas de final da competição nessa segunda-feira (1º). De um lado, a França eliminou a Bélgica pelo magro placar de 1 a 0, já Portugal teve dificuldades e passou sufoco no jogo contra a Eslovênia, com os lusos se classificando nos pênaltis.
A tarde de decisões trouxe a campo o duelo entre França e Bélgica. A partida não contou com emoções, com a França tendo mais intensidade ofensiva, mas pecando na hora das finalizações. Ao todo, os atuais vice-campeões da Copa do Mundo chutaram 19 vezes, mas apenas duas delas foram no gol.
Ao final, no minuto 40 do segundo tempo, Vertonghen errou ao desviar a bola e mandou para a sua própria meta, selando o placar de 1 a 0 para a França. Com o resultado, os franceses avançam e vão enfrentar Portugal nas quartas de final.
Ainda na segunda-feira, Portugal entrou em campo mais tarde, para enfrentar a Eslovênia. E apesar de muitos esperarem um jogo dominante da seleção de Cristiano Ronaldo, os eslovenos surpreenderam ao segurarem o ímpeto ofensivo, que na maioria das vezes era falho. O 0 a 0 se estendeu por todo o jogo, o que encaminhou a partida para a prorrogação.
No primeiro tempo da prorrogação o drama tomou conta de Portugal, pois um pênalti foi apitado para os lusos e Cristiano Ronaldo tinha a oportunidade de garantir a vitória. No entanto, o ídolo português desperdiçou e foi as lágrimas posteriormente.
Com o 0 a 0 mantido, o duelo foi encaminhado para os pênaltis, onde Diogo Costa brilhou e defendeu três cobranças seguidas da Eslovênia, marco histórico na Eurocopa. Do outro lado, Portugal converteu as três e garantiu a classificação para as quartas de final.
As oitavas de final da Eurocopa seguem nesta terça-feira (02), com os jogos entre: Romênia x Holanda, às 13h, e Áustria x Turquia, às 16h.