A Polícia Nacional da Espanha anunciou nesse sábado (23) a prisão de três torcedores acusados de proferir ofensas racistas contra o atacante espanhol Lamine Yamal e o meia brasileiro Raphinha , ambos do Barcelona , durante uma partida realizada no final de outubro.
De acordo com a corporação, os suspeitos fizeram gestos que simulavam primatas e usaram expressões discriminatórias enquanto comemoravam um gol do time adversário próximo às arquibancadas. “Os presos realizaram manifestações xenófobas que atacaram a dignidade e a integridade moral de ambos os jogadores”, informou a polícia em comunicado.
O caso ganhou grande repercussão após vídeos registrarem as agressões verbais e gestuais, alcançando notoriedade em veículos nacionais e internacionais.
Através de análises das imagens, os investigadores identificaram a área do estádio onde os torcedores estavam e conseguiram localizá-los. Um dos envolvidos é menor de idade. As detenções ocorreram após rastreamento e identificação final dos suspeitos.