A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (12) o calendário do futebol masculino profissional para 2025, que contará com novidades. Na ocasião, foi anunciado que o Brasileirão Série A do próximo ano terá 10 meses de duração, pela primeira vez na história. Além disso, os campeonatos estaduais foram antecipados e as semifinais da Copa do Brasil serão disputadas nos finais de semana, assim como as finais.
O Brasileirão Série A tem início marcado para o dia 29 de março e término previsto para o dia 21 de dezembro. De acordo com a CBF, a medida foi adotada para evitar conflitos com o Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado de 15 de junho a 13 de julho, com a competição sendo paralisada durante esse período. Flamengo, Fluminense e Palmeiras já estão garantidos, e Atlético-MG e Botafogo, que disputam a final da Libertadores, buscam a última vaga.
Além disso, os estaduais começarão mais cedo, com previsão de abertura para o dia 12 de janeiro e final para o dia 26 de março. Assim como nas edições anteriores, o Brasileirão será paralisado em todos os períodos de Data FIFA. Já a Copa do Brasil de 2025, disputada nos finais de semana, tem como objetivo tornar a decisão ainda mais atraente, facilitando a promoção das partidas e o acesso dos torcedores aos jogos.
“Conseguimos, com muito diálogo, fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas FIFA sem jogos no calendário brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.