Apesar de toda a expectativa e de uma temporada de destaque, a imprensa europeia noticiou na manhã desta segunda-feira que Vini Jr. não será o vencedor da Bola de Ouro. A informação foi confirmada pelo jornalista italiano Fabrizio Romano, que informou que Vini Jr. e o Real Madrid não irão comparecer à premiação.
De acordo com a rádio RMC e o jornal Marca, ambos espanhóis, o brasileiro não levará o prêmio de Bola de Ouro; em vez disso, o volante do Manchester City e da seleção espanhola, Rodri, será o grande vencedor. Por isso, o elenco do Real Madrid, incluindo os também candidatos ao prêmio Mbappé e Bellingham, não comparecerá.
Vini Jr. era o favorito a levar o prêmio após ser campeão da Liga dos Campeões, na qual fez o gol do título. O camisa 7 ainda foi o destaque na final da Supercopa da Espanha, quando fez três gols em cima do Barcelona na decisão. Além dos títulos da Champions e da Supercopa da Espanha, Vini Jr. também se sagrou campeão do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Europa.
Era esperado que o brasileiro quebrasse um jejum de 17 anos sem que nenhum jogador do Brasil levasse o prêmio de melhor do mundo. No entanto, após rumores, a expectativa é de que o volante do City, Rodri, que conquistou a Eurocopa com a Espanha em julho deste ano, também leve o prêmio, após vencer a Premier League com o City. Apesar disso, em nenhuma das competições Rodri foi eleito o melhor de sua equipe.