No último domingo (23), o Conselho de Governadores da liga aprovou a venda do Charlotte Hornets por 29 votos a 1 e Michael Jordan, de maneira definitiva, deixa o comando da franquia. Agora, não há mais nenhum negro como dono majoritário de uma franquia da NBA.

Apenas o proprietário do New York Knicks, James Dolan, votou contra a venda da propriedade, que foi avaliada em US$ 3 bilhões e será executada nas próximas duas semanas, de acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN.

Foto: Reprodução/Twitter
Michael Jordan

Agora, Schnall e Plotkin, que tinham propriedades minoritárias no Atlanta Hawks e no próprio Hornets, serão os governadores da franquia. Jordan deixa a cadeira de comando, mas mantém uma participação minoritária em Charlotte.

O voto dos governadores encerra de maneira definitiva o período de 13 anos de Jordan enquanto único proprietário majoritário negro na liga. Seis vezes campeão e seis vezes MVP, considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos comprou sua participação majoritária em 2010 por US$ 275 milhões.

De acordo com relatórios de raça e gênero da própria NBA, a porcentagem de jogadores negros ou afro-americanos na liga corresponde a 71,8% durante a temporada 2021-22.