Nesta terça-feira (26), começa o do Boxing Day na Inglaterra, com jogos movimentando a Premier League durante todo o dia. A rodada esportiva é tradição no país um dia após as festas de Natal.

O evento abriu com a derrota do Newcastle para o Nottingham Forest em casa, de virada, por 3 a 1. Os Magpies vivem seu pior momento desde a compra por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, enquanto o Forest, agora treinado por Nuno Espírito Santo, ganhou um fôlego fora da zona de rebaixamento.

Durante a tarde, a Premier League terá jogos decisivos tanto na parte de cima quanto de baixo da tabela. Às 12h, Sheffield United e Luton Town se enfrentam em confronto direto contra o Z-3, enquanto o Bournemouth encara o Fulham em uma partida de meio de tabela.

Já às 14h, o vice-líder Liverpool visita o vice-lanterna Burnley e busca uma vitória importante para tirar o 1º lugar do Arsenal. O Boxing Day se encerra às 17h, com o Manchester United recebendo o Aston Villa. Os Red Devils não vencem a quatro jogos e vivem seu pior momento sob o comando de Tem Hag, enquanto a equipe de Unai Emery vive ótima fase, está invicta há dez confrontos e podem assumir a liderança dependendo dos outros resultados.

What a Boxing Day we have in store for you ???? pic.twitter.com/C0a3CxTeSb — Premier League (@premierleague) December 26, 2023

Entenda a tradição

O Boxing Day é tradicional na Inglaterra e em países que foram colonizados pela Commonwealth, como a Austrália e o Canadá. A data costuma ter promoções de compras e jogos de futebol para entreter os torcedores, que estão em meio às comemorações de fim de ano.

A tradição ocorre desde 1860, quando o Sheffield e o Hallam fizeram o primeiro jogo de futebol a nível competitivo. O nome remete à história do Rei Wenceslao que, no século X, iniciou o costume de recolher doações da Igreja Anglicana antes do Natal, que eram colocadas em caixas, “boxies” em inglês, e abertas no dia 26 de dezembro.