O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve suas provas, originalmente agendadas para 5 de maio, adiadas devido à calamidade pública em 336 municípios do Rio Grande do Sul. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo concurso, ainda não definiu uma nova data para as provas, mas informou nesta quinta-feira (09) que elas podem ser realizadas no mês de agosto.
A decisão de adiamento foi tomada após a avaliação da situação das chuvas no Rio Grande do Sul. O exame seria aplicado em 228 municípios, com um total de 2,1 milhões de candidatos concorrendo a 6.640 vagas. O MGI afirmou que a nova data só será definida quando houver uma previsão clara de possibilidade de realizar as provas no Rio Grande do Sul.
Apesar do adiamento, o MGI garantiu que não serão preparadas novas provas pela Fundação Cesgranrio, banca responsável pela seleção. Os malotes serão conferidos pela fundação para garantir que não houve violação dos conteúdos. As provas já haviam sido enviadas aos locais, sob escolta, e estavam protegidas.
O novo cronograma do concurso nacional deverá conter, além da nova data de provas, novos prazos para divulgação dos resultados, disponibilização das provas e para recurso do candidato. Além disso, terá nova data de divulgação do gabarito e do curso de formação. O CNU prevê curso de formação para todos os aprovados.
Por fim, os candidatos deverão imprimir novos cartões de confirmação, pois os antigos não existem mais. A Cesgranrio disponibilizará novos cartões de confirmação, com os dados do candidato, o endereço de prova e o comprovante de comparecimento, que será assinado no dia do exame. Ainda não está confirmado, mas é possível que haja mudança de local de prova, especialmente nos municípios atingidos pelas chuvas.