O vice-governador Themístocles Filho (MDB) afirmou nesta terça-feira (11) que não é o momento adequado para discutir as eleições estaduais de 2026, nem para debater a disputa entre os partidos da base do governador Rafael Fonteles (PT) pela composição da chapa majoritária. Na próxima eleição, as siglas visam ocupar dois espaços cruciais: a segunda vaga para senador e a de vice-governador.
Conforme o emedebista, o pleito municipal deste ano será importante visando a eleição estadual, porém, os resultados obtidos pelos partidos não devem influenciar no destino de 2026. “Deixa o próximo ano chegar, vamos cuidar primeiro das eleições municipais e depois a gente vai se preocupar com eleição estadual. As eleições municipais são importantes, mas não vão impor e cito dois exemplos: Mão Santa ganhou e muita gente nem acreditava e o Wellington Dias venceu o Hugo Napoleão sendo governador do Estado, diziam que Wellington era um menino e venceu no primeiro turno. Quem é candidato, primeiro tem que entrar no coração do povo”, disse Themístocles Filho.
Chapa do governador Rafael Fonteles tem apenas dois nomes assegurados
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) recebeu a garantia do governador Rafael Fonteles de que terá espaço assegurado para buscar a reeleição na chapa majoritária do governo nas eleições de 2026. Com isso, apenas o próprio governador e o presidente do Diretório Regional do MDB têm seus lugares garantidos para o próximo pleito geral.
No entanto, no que diz respeito aos petistas, essa não será uma tarefa fácil para o MDB. Isso porque já são perceptíveis movimentações divergentes de alguns membros do PT, que defendem um representante do próprio partido para fazer dobradinha com Rafael em 2026.