O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), avaliou que o Partido dos Trabalhadores precisa aprender com os erros para fortalecer suas bases após o resultado das eleições municipais. A declaração foi dada ao GP1 nesta segunda-feira (28), um dia após o resultado do segundo turno.

Nestas eleições, o partido registrou avanços em relação ao desempenho de 2020, mas ficou aquém das expectativas. A sigla elegeu 252 prefeitos no país: 248 definidos no primeiro turno e quatro no segundo turno. Apesar da melhora, Wellington Dias reconheceu que o desempenho do PT poderia ser mais expressivo e destacou a necessidade de aprimorar a estratégia eleitoral para evitar repetir falhas.

Foto: Lucas Dias/GP1
Wellington Dias

“Comparando com 2020, tivemos crescimento no número de prefeitas e prefeitos eleitos, e também de vices e vereadores. Também ampliamos a votação geral, mas é claro que poderia ser ainda melhor. Devemos aprender com nossos acertos e principalmente com nossos erros e fazer o caminho para não seguir no erro”, declarou o ex-governador do Piauí.

No cenário das capitais, o PT obteve uma vitória relevante em Fortaleza, onde Evandro Leitão foi eleito prefeito, mas a disputa com o candidato do Partido Liberal (PL), André Fernandes, foi acirrada. Leitão conquistou 50,38% dos votos válidos, somando 716.133 votos, enquanto Fernandes obteve 49,62%, com 705.295 votos.

Mesmo com o desempenho superior ao das eleições de 2020, quando elegeu menos prefeitos, o resultado de 2024 é o terceiro pior para o PT desde 2000 . A sigla busca recuperar espaço após anos de desgaste e visa fortalecer sua presença municipal como forma de garantir bases mais sólidas.