Nesta sexta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial brasileira teve alta de 0,3% em outubro, depois de dois meses em queda.
No mesmo período do ano passado, a indústria registrou um avanço de 1,7%, porém no ano acumulado há queda de 0,8%. Em 12 meses, a queda acumulada chega a 1,4%
De acordo com o resultado de outubro, a indústria brasileira está 2,1% abaixo de fevereiro de 2022, antes da pandemia e 18,4% abaixo do nível recorde, alcançado pelo setor em maio de 2011.
Neste mês, a produção industrial registrou crescimento em 7 dos 26 ramos industriais pesquisados, mas não foi suficiente para recuperar a perda acumulada de 1,3% em agosto e setembro.
Entre as atividades que influenciaram positivamente, foram os setores de produtos alimentícios (4,8%) e metalurgia (4,6%). Já os setores que influenciaram negativamente, foram os de veículos (-6,7%), máquinas e equipamentos (-9,1%) e bebidas (-9,3%).
Essa foi a segunda queda na produção automotiva, com perda de 6,8% no período. Já a queda de máquinas e equipamentos eliminou a parte do avanço de 16,9% acumulado nos dois últimos meses e o de bebidas teve sua segunda queda seguida.
Ver todos os comentários | 0 |