O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) destacou na Câmara Federal, nesta quarta-feira (14), o papel da diplomacia brasileira ao longo da história. Durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn), o parlamentar piauiense pontuou passagens importantes em que a nossa diplomacia deu grandes contribuições para a construção do Brasil como país independente.
“O Brasil segue uma doutrina diplomática sedimentada, sistematizada ao longo do tempo. E nós sempre tivemos grandes chanceleres neste país, desde o início da formação do nosso corpo diplomático”, observou Flávio Nogueira. Durante fala na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o deputado enfatizou que foi graças ao trabalho da diplomacia que o Brasil demarcou e consolidou seu imenso território.
O parlamentar destacou que, no início, o território brasileiro era definido por uma linha imaginária, o Tratado de Tordesilhas, envolvendo Portugal e Espanha. “Isso mudou com o trabalho de Alexandre de Gusmão (1695 - 1753) e de outros diplomatas que reivindicaram terras para o Brasil, baseando-se no ‘uti possidetis’, um princípio, originado do direito romano, que garante a posse da terra a quem de fato a ocupa”, explicou o deputado.
Flávio Nogueira acrescentou que a diplomacia brasileira também foi determinante para que nosso território deixasse de ser demarcado por linhas imaginárias, passando a adotar limites naturais, como rios e serras. “Todas as mudanças, que levaram a consolidação do território brasileiro, não foram alcançadas por meio da força, de Exércitos, mas por meio do diálogo e da diplomacia”, sentenciou Flávio Nogueira.