O Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira , marcou presença em Brasília nessa sexta-feira (5), para participar da primeira Reunião Extraordinária de 2024 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Como vice-presidente do Consed, o gestor discutiu a pauta referente ao posicionamento do Conselho e suas contribuições para o novo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

Durante o encontro, foram abordados diversos pontos relacionados ao documento produzido pela Conferência Nacional de Educação (CONAE / 2024), que servirá de base para a elaboração do Projeto de Lei do novo Plano Nacional da Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034.

Foto: Divulgação/Ascom
Secretário Washington Bandeira discute Plano Nacional de Educação em Brasília

"Estamos analisando o documento produzido pela Conferência Nacional e discutindo todos os pontos para construir a posição do Conselho, que será apresentada ao Ministério da Educação", afirmou Washington Bandeira.

As discussões sobre as contribuições ao novo Plano Nacional da Educação vêm acontecendo desde setembro de 2023, iniciando-se com as Conferências Estaduais, Municipais e Distrital, e culminando na Etapa Nacional. Algumas propostas já existentes no antigo PNE serão renovadas, como a universalização da pré-escola a partir dos 4 anos, a expansão das matrículas da Educação Profissionalizante no Ensino Médio, a implementação de padrões de qualidade para a Educação à Distância (EaD) no Ensino Superior e o compromisso de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação.

O superintendente Executivo da Seduc, Rodrigo Torres, também participou da Reunião Extraordinária dos Secretários da Educação, fortalecendo o compromisso do estado com as discussões e ações em prol do avanço da educação no país.