O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (12), o texto-base do primeiro projeto que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo. O placar foi de 49 votos a favor e 19 contrários e agora a matéria segue para avaliação da Câmara dos Deputados.

A proposta aprovada institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido popularmente como imposto do pecado.

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Visão geral do Plenário do Senado Federal

O texto final do relator, o senador Eduardo Braga (União Brasil-AM), já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa quarta (11). No plenário, os senadores rejeitaram todos os destaques apresentados para modificar pontos específicos da matéria.

O PSD, PT, MDB, PP, PSB e PDT indicaram o voto favorável de seus senadores à aprovação da matéria. Já o PL, o Novo e a Minoria no Senado orientaram o voto contrário à proposta. O Podemos, o Republicamos, a oposição e a Bancada Feminina liberaram seus integrantes para votar como quisessem.