O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) está à frente das articulações para a criação da Frente Parlamentar ESG na Prática. O lançamento oficial será nesta quarta-feira, 27, na sede do Instituto Global ESG no Lago Sul, em Brasília. A iniciativa tem como objetivo integrar os pilares de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa (ESG) nas políticas públicas e legislações do Brasil, reafirmando a relevância dessa pauta no cenário atual.
Na terça-feira (26), o parlamentar participou de uma reunião com o vice-presidente de Governança e Gestão do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, na sede da autarquia em Brasília.
“A agenda ambiental e a integração dos princípios ESG são fundamentais para construirmos um futuro sustentável e responsável. O Congresso Nacional precisa estar alinhado a essa visão, e a Frente Parlamentar será o espaço para essa articulação estratégica”, afirmou o deputado Flávio Nogueira.
O encontro também contou com a presença da superintendente do Ibama no Piauí, Thays Paiva, e abordou a importância da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica (NBC T 15) como base técnica para a estruturação e direcionamento da Frente Parlamentar.
“Todo o estudo para a criação dessa Frente Parlamentar teve como base a NBC T 15. É essencial alinharmos e avançarmos nessa discussão junto com o CFC, que possui a norma técnica mais avançada em ESG no Brasil”, destacou Thays Paiva.
Pioneirismo
O vice-presidente Joaquim Bezerra reforçou o papel pioneiro do Brasil na área de sustentabilidade. “O Brasil é um país vanguardista nas normas de sustentabilidade. Agora, com essas normas, temos a possibilidade de medir todas as práticas que já vínhamos adotando e aprimorá-las”.
A Frente Parlamentar ESG na Prática, com o apoio de especialistas, instituições e lideranças políticas como Flávio Nogueira, buscará fomentar o desenvolvimento sustentável equilibrado, atrair investimentos, aprimorar as práticas de governança e promover uma sociedade mais justa e equitativa.
A iniciativa reforça a importância de consolidar o Brasil como referência na adoção de práticas ESG, uma das pautas mais urgentes e relevantes no cenário global. A instalação oficial da Frente contará com a participação de representantes do CFC e de outras entidades comprometidas com a consolidação da agenda ESG no Brasil.