Consciente de que fortes setores do Partido dos Trabalhadores rejeitam a ideia de conceder cargos importantes para o PMDB no Governo, o governador Wellington Dias vai se encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, para tratar do assunto, provavelmente neste final de semana, segundo informação de um deputado estadual que acompanha de perto as negociações. A princípio seriam destinadas aos pemedebistas as secretarias de Justiça, Saúde e de Desenvolvimento Rural.
- Foto: Lucas Dias/GP1Themistocles Filho e Wellington Dias
Nas últimas horas o governador teve conversas preliminares com deputados sobre a aprovação da criação da Fundação de Previdência do Piauí, cuja tramitação foi dificultada na última quarta-feira (26), quando o plenário foi esvaziado numa manobra regimental para não dar quórum para apreciação do projeto de lei.
EXCLUSIVAS
Furiosos
Existem petistas furiosos com a iminência de o PMDB assumir importantes secretarias do Governo Wellington Dias, mas o governador está decidido porque sabe da importância de manter o partido como aliado.
É o cara
Os deputados estaduais do PMDB confirmaram as credenciais de Themístocles Filho para negociar com o governador sobre a ocupação do partido na administração.
Muitos espaços
Liderados por Themístocles Filho os deputados do PMDB executaram uma estratégia que vai permitir ao partido a ocupação de vários cargos importantes no Estado e na Prefeitura de Teresina.
Posição estratégica
Na política municipal, Themístocles Filho emplacou um caego altamente estratégico para o futuro político do Piauí: o de vice-prefeito de Teresina.
Perspectiva de poder
- Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino Filho
Qualquer movimento de Firmino Filho, eleito para o quarto mandato de prefeito de Teresina, na direção de uma candidatura ao Governo ou ao Senado da República, o PMDB assume o controle da capital.
Força e poder
Uma vez assumindo a Prefeitura de Teresina, o que aconteceria em abril de 2018, o PMDB, eventualmente aliado com outros importantes gestores, teria uma plataforma perfeita para levantar voo maior.
Janaína pode perder secretaria
- Foto: Lucas Dias/GP1Janaína Marques
Com o PTB esvaziado pelas saídas de João Vicente Claudino, Elmano Férrer, Fábio Abreu, Nerinho e outras forças políticas, comenta-se nos bastidores políticos que a deputada Janaína Marques não teria mais força política para manter sob seu controle a Secretaria de Infraestrutura do Estado.
Derrota acachapante
Para completar, a deputada Janaína Marques (PTB), perdeu sua principal prefeitura, a de Luzilândia. Perdeu também Matias Olímpio, Madeiro e Amarante, saindo eleitoralmente enfraquecida do último pleito.
WD e WM conversam
- Foto: Nayrana Meireles/GP1Wilson Martins
Entre deputados estaduais existem alguns que acreditam que Wellington Dias tem mantido conversas há algum tempo com o ex-governador Wilson Martins.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |