Nesta terça-feira (27), a Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, aplicou uma multa recorde de € 2,4 bilhões, o equivalente a R$ 9 bilhões ao Google por ter abusado de seu domínio nas buscas na internet para favorecer seu comparador de preços, o Google Shopping. O site pode apelar da decisão.
Essa decisão deve fazer com que o Google mude a forma de demonstrar os resultados de busca na Europa. Este caso poderá afetar também outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.
- Foto: Baz Ratner / ReutersGoogle
De acordo com a Veja, a decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais. A UE investiga o Google em mais dois casos, um sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.
A maior multa que havia sido aplicada pelo bloco econômico por “abuso de posição dominante” foi de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.
Ver todos os comentários | 0 |