A engenheira Sarah Gillis, da SpaceX , empresa do bilionário Elon Musk , voltada para a fabricação de sistemas aeroespaciais e transporte espacial, realizou a primeira caminhada espacial privada nesta quinta-feira (12). Ela e o bilionário Jared Isaacman, que também participou da missão Polaris Dawn, são as primeiras pessoas que não tem vínculo a órgãos governamentais a realizarem o feito.
Transmitida ao vivo pelo site da empresa, a missão mostrou a saída de Sarah Gillis e Jared Isaacman da cápsula, e ficaram no vácuo espacial por 20 minutos. Fora da espaçonave Crew Dragon, o bilionário e financiador da caminhada se entusiasmou ao fazer parte do experimento. “Em casa todos nós temos muito trabalho a fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”, declarou.
Essa também foi considerada a viagem mais longe no espaço desde que o programa Apollo, da Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) foi encerrado. Além do financiador e de Gillis, duas pessoas permaneceram a bordo da espaçonave, o ex-piloto da Força Aérea dos EUA, Scott “kidd”, e outra engenheira da SpaceX, Anna Menon.
Manobra arriscada, mas bem-sucedida
Antes do início da caminhada especial, a Crew Dragon foi totalmente despressurizada. Dessa forma, a única fonte de oxigênio dos tripulantes eram os trajes espaciais finos desenvolvidos pela SpaceX, fornecido por uma mangueira ligado à cápsula.
A missão tinha como principal objetivo testar os trajes da empresa. A viagem está prevista para durar cinco dias.