Nesse sábado (15), um homem de 36 anos foi preso enquanto assistia a uma partida de futebol na Arena Castelão , em Fortaleza. Ele estava com mandado de prisão em aberto e foi reconhecido pelas câmeras de segurança do estádio, naa primeira partida após a implementação de um sistema de reconhecimento facial.
Uma equipe da Polícia Militar se deslocou até o local onde o homem se encontrava. O suspeito possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, corrupção de menor e contra ele constava um mandado de prisão por receptação.
Segundo as autoridades, o homem foi levado para o 16º Distrito Policial da Polícia Civil e colocado à disposição da Justiça.
Medida do Governo do Ceará
A medida foi implementada como forma de segurança, a fim de evitar que pessoas com ficha criminal acessem o estádio esportivo. Assim, o reconhecimento facial é a única forma de entrar na Arena Castelão.
Para garantir o acesso, é preciso que o torcedor realize o cadastro facial. O sistema será integrado com os clubes e, no momento da compra do ingresso, o torcedor cadastrará sua biometria facial de forma online.
A determinação do reconhecimento facial para acessar o Castelão foi anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, ainda no início de fevereiro, após vários episódios de brigas entre torcidas organizadas do Ceará Sporting Clube e do Fortaleza Esporte Clube .