Após mais de dois anos de investigação a Polícia Civil do Ceará prendeu, Francilene Maria de Sousa, de 43 anos, nesta terça-feira (22), em João Pessoa, na Paraíba. Ela é acusada de ter ordenado o assassinato de seu ex-marido, o agricultor Lusmaro Cruz Macedo, de 48 anos, em abril de 2022. O crime ocorreu em Brejo Santo, no Cariri do Ceará, quando a vítima percorria uma rodovia de moto e foi abordada por dois homens em outra motocicleta, que dispararam contra ela logo em seguida.

De acordo com a Polícia Civil, a motivação que levou a ex-mulher de Macedo a planejar seu assassinato foi o fato de ela não aceitar o fim do relacionamento. Os dois indivíduos envolvidos no crime foram mortos seis meses depois. Atualmente a polícia está investigando se essas mortes foram motivadas por vingança pelo assassinato de Lusmaro.

Acusação

Francilene é acusada de homicídio doloso qualificado com premeditação. Se provado o envolvimento da ex-mulher do agricultor em sua execução, a pena pode ser de 12 a 30 anos de reclusão, com agravantes como premeditação e a motivação por ciúmes ou vingança.

Associação criminosa

O envolvimento de três pessoas no crime também é outro fator que pode agravar a sentença de Francilene caso seja comprovado que ela cometeu o crime e orquestrou o assassinato do ex-marido junto com os dois homens que o mataram. Ela pode sofrer uma acusação por associação criminosa prevista no artigo 288 do Código Penal, caso seja comprovado que foi isso que aconteceu.