O jornal americano Financial Times revelou que o Exército chinês, sob o comando de Xi Jinping, está construindo um centro de operações militares que é dez vezes maior que o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
A estrutura está localizada em uma vasta área a oeste de Pequim, a capital da China. Com aproximadamente 6 km², o complexo fica a cerca de 30 km da cidade e abriga profundas cavidades subterrâneas, que, segundo a inteligência americana, podem funcionar como enormes bunkers fortificados – estruturas projetadas para proteger pessoas e materiais estratégicos contra ataques militares.
De acordo com a publicação, as obras começaram no ano passado. Denis Wilder, ex-chefe de análise da CIA e especialista em assuntos chineses, afirmou que "se confirmado, este novo bunker de comando subterrâneo avançado para a liderança militar sinaliza a intenção de Pequim de construir não apenas uma força convencional de classe mundial, mas também uma capacidade avançada de combate nuclear".
Outro ex-funcionário dos EUA destacou que o principal centro de comando seguro da China foi construído durante a Guerra Fria, nas Colinas Ocidentais, a nordeste das novas instalações. Segundo ele, "o tamanho, a escala e as características parcialmente subterrâneas da nova estrutura sugerem que ela substituirá o complexo das Colinas Ocidentais como a principal instalação de comando em tempos de guerra".
Ver todos os comentários | 0 |