Fechar
GP1

Brasil

Caiado diz que Governo Lula é conivente com a criminalidade

A afirmação do governador faz menção às portarias do Ministério da Justiça sobre uso da força policial.

Em publicação nesse domingo (19) nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que o Governo Lula é “conivente” com a criminalidade. A afirmação do gestor faz menção às portarias do Ministério da Justiça que limitam o uso da força policial.

As medidas foram assinadas na última sexta-feira (17) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Com as novas regras, fica roibido o uso de armas de fogo contra suspeitos desarmados em fuga, além de também restringir o apontamento de armas e tiros de advertência durante abordagens.


“Realmente pode deixar claro que, com portarias como essa, a conivência, a leniência do governo com a criminalidade fica mais do que clara. Essa é a grande verdade. Hoje estamos assistindo ao Estado de Rondônia, a capital, Porto Velho, totalmente tomada pelos faccionados, e o ministro discutindo regras como essas, como se estivéssemos discutindo a segurança pública na Suécia”, afirmou o governador.

Com as novas regras, os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional só serão repassados às instituições que aderirem à nova modalidade. Caiado, pré-candidato à Presidência da República, declarou que o Estado de Goiás tomará ações mais energéticas no combate às facções criminosas.

Diretrizes do Governo Lula

Para acompanhar a implementação dessa nova regra, foi criado um comitê de fiscalização, composto por membros do Ministério da Justiça, sociedade civil e agentes policiais. Mensalmente, o grupo se reunirá para produzir relatórios analíticos sobre o uso da força.

R$ 120 milhões em investimentos

Mario Sarrubbo, secretário Nacional de Segurança Pública, anunciou que o Ministério da Justiça vai investir R$ 120 milhões em sprays de pimenta e armas de choque, com o objetivo de “proteger a vida dos policiais e da população”.

Além disso, serão ofertados 110 cursos de capacitação para profissionais de segurança até 2026, para que sejam aprimoradas as capacidades e habilidades, garantindo a correta aplicação das novas diretrizes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.