Fechar
GP1

Brasil

PF prende quadrilha que roubava dados de beneficiários do INSS

Foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Mercado de Dados” contra uma organização criminosa especializada na obtenção fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal.

De acordo com informações da Polícia Federal, a quadrilha contava com a colaboração de servidores do INSS para realizar invasões nos sistemas da instituição. Essas invasões permitiam o acesso a informações do banco de dados do INSS, que eram posteriormente vendidas a terceiros. Os dados obtidos eram utilizados para diversas finalidades criminosas, como a contratação indevida de empréstimos consignados e saques irregulares de benefícios previdenciários.

A Justiça também atuou no combate à organização. A 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR determinou o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos integrantes da quadrilha, além do bloqueio de saldos em contas bancárias dos investigados, que podem chegar a R$ 34 milhões.

Além dos membros da quadrilha, um estagiário e três servidores do INSS também foram autuados. Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Segundo a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e comercialização de dados sigilosos, além de lavagem de dinheiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.