O sobrevivente da bomba atômica que atingiu a cidade de Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) morreu nessa segunda-feira (12), na cidade de São Paulo. Takashi Morita completou 100 anos em abril deste ano.
O falecimento foi anunciado através de uma nota divulgada pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Santo Amaro, que leva o nome de Takashi. O velório e enterro acontecem nesta terça-feira (13).
“É com profundo pesar que a direção, comunica a perda do nosso patrono Sr.Takashi Morita. Lamentamos a perda e nos solidarizamos com a família neste momento”, conforme divulgado pela escola.
História de sobrevivência
Takashi Morita morava em São Paulo desde 1956. Morita tinha 21 anos e era soldado militar japonês. Ele tinha acabado de voltar para Hiroshima, sua cidade natal, quando uma bomba atômica lançada pelos americanos, explodiu a cerca de 1,3 km de onde ele estava, no dia 6 de agosto de 1945.
Takashi sobreviveu sem muitas sequelas graves e ainda viveu no Japão por mais 12 anos e nesse período foi diagnosticado com leucemia duas vezes.
Quando se mudou para o Brasil, o sobrevivente criou uma associação dos sobreviventes da bomba atômica e conseguiu que o governo japonês pagasse pelos cuidados médicos de sobreviventes que estavam em solo brasileiro.
Ver todos os comentários | 0 |