O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, tomará posse como novo integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima terça-feira (25), às 19 horas. Ele foi eleito pelo ocupará a vaga destinada a magistrados do STF, deixada por Alexandre de Moraes, após completar seu segundo biênio na Corte Eleitoral, no início de maio.
Em atendimento à Constituição Federal de 1988, o TSE é composto por sete magistrados, sendo três originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas advindos da advocacia. Confira abaixo como fica a nova composição da instância máxima da Justiça Eleitoral a partir desta terça-feira (25).
- Cármen Lúcia (presidente);
- Kassio Nunes Marques;
- Raul Araújo;
- Maria Isabel Gallotti;
- Floriano de Azevedo Marques;
- André Ramos Tavares; e
- André Mendonça.
Sobre o ministro
Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça tem 51 anos, é doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, além de professor universitário no Brasil e no exterior.
Chegou ao Supremo Tribunal Federal por indicação do ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. No TSE, Mendonça tomou posse como ministro substituto no dia 5 de abril de 2022. No dia 16 de maio deste ano, foi eleito pelo Plenário do STF ministro efetivo do TSE.
Ver todos os comentários | 0 |