Fechar
GP1

Brasil

Confira cinco dicas para incentivar a leitura em crianças

Entenda por que a poesia se tornou a estratégia número um dos professores para incentivar a leitura.

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, celebrado nesta quinta-feira (31) em alusão ao dia do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, confira algumas dicas de como incentivar a leitura em crianças e veja alguns dos benefícios que a poesia pode trazer para o desenvolvimento de um indivíduo.

No texto “O papel da poesia na formação de leitores”, publicado pela Associação de Leitura do Brasil, é constatado que muitos professores trabalham com a poesia infantil, pelo fato de ela ser geralmente curta e de fácil aplicação em sala de aula e apresentar estruturas que brincam com o ritmo e a musicalidade, o que acaba chamando a atenção das crianças. Além disso, esse gênero literário é capaz de despertar leitores de qualquer faixa etária.


1.Torne a leitura um momento divertido

Tornar a leitura uma obrigação para a criança é a melhor forma de garantir que ela odeie ler. Por isso, se a sua intenção é despertar um interesse genuíno pela leitura de poesia ou outros gêneros literários uma boa opção é associar a leitura com diversão, criando momentos lúdicos e descontraídos com a criança onde a leitura e a poesia estão envolvidas.

2. Ter uma rotina ou levar a leitura para passeios e viagens

Ter uma rotina facilita a manutenção do hábito da leitura, e levar esses hábitos para passeios e viagens é uma excelente forma de distanciar as crianças da luz azul das telas que é prejudicial para o sono das crianças caso seja usado desmedidamente.

3. Escolha leituras adequadas para cada idade

Machado de Assis é uma leitura obrigatória para o desenvolvimento de qualquer indivíduo, porém uma criança de 3 anos provavelmente não vai demonstrar tanto interesse por essa obra quanto por um livro com dinossauros ou que fale de qualquer assunto que já é de seu interesse e contexto histórico.

4. Atente-se às dificuldades

Por vezes a “falta de interesse” que as crianças demostram pela leitura na verdade é uma dificuldade física que a criança tem que ainda não foi detectada. Por isso, é importante se atentar aos sinais e entender o ritmo de cada criança.

5. Dê o exemplo

As crianças imitam o que elas veem, o hábito da leitura deve começar dos guardiões e orientadores da criança, pois a primeira coisa que ela vai questionar caso não queira ler é exatamente essa contradição “se ler é tão bom assim, por que você não lê também?”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.