Funcionários de uma obra do programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís, no Maranhão, descobriram 45 ossadas humanas enquanto realizavam seus trabalhos durante a semana que passou.
A obra fica no bairro Vicente Fialho, onde a MRV Construtora está erguendo condomínios residenciais. O local é estudado ao menos desde a década de 1980, quando foram descobertos os primeiros vestígios humanos na região, incluindo um fóssil de um homem adulto pertencente à cultura tupi-guarani.
Ao achar as peças, a empresa chamou a companhia W Lage Arqueologia. Além das ossadas, a companhia especializada em descobertas arqueológicas encontrou mais de 100 mil fragmentos, entre cerâmicas, matérias líticos (pedra), carvão, ossos e conchas decoradas. Até o momento, a equipe trabalha com a hipótese de que os vestígios indicam que a área foi ocupada por grupos humanos há pelo menos 7.000 anos. Além disso, admitem que o local era utilizado para diversas finalidades, como formação de aldeia, espaço de habitação e cemitério.
O empreendimento do Minha Casa, Minha Vida não foi paralisado e a construção seguiu em paralelo ao processo de escavação dos materiais. O local abrigará quatro condomínios que, somados, terão cerca de 1.600 unidades integrantes do programa federal.
Ver todos os comentários | 0 |