A facção criminosa Comando Vermelho (CV), atual facção que comanda o tráfico de drogas na Amazônia, através da Rota do Solimões, agora pretende dominar o garimpo de ouro e a comercialização de madeira ilegal na região. O Primeiro Comando da Capital (PCC) dominou a Rota do Paraguai durante sete anos até ser quase extinta pelo Comando Vermelho.
O Exército Brasileiro apreendeu uma embarcação no Rio Içá, fronteira com a Colômbia, carregada com 750kg de Skank (supermaconha) além de munições e combustíveis, às vésperas do Natal. O rio é uma das rotas de transporte de cocaína produzida em países andinos até o litoral brasileiro.
De acordo com o estudo “Nexos de Crime-Drogas na Bacia Amazônica” de 2023, o escritório da ONU para o combate aos crimes e às drogas mostra como as facções conhecidas por focar nas drogas, agra tem interesse em dominar o mercado da mineração e extração de madeira. “Há evidências crescentes de traficantes de drogas financiando e fornecendo apoio logístico para atividades ilegais nas operações de mineração de ouro em toda a região, incluindo em territórios protegidos, expandindo-se para a exploração de madeireira ilegal e o tráfico de vida selvagem (incluindo plantas, insetos e animais)”, diz o estudo.
Ainda segundo o estudo, as embarcações usadas para transportar as madeira e os minerais são também usadas para trasnportar cocaína escondida.
Os traficantes da região sudeste fincaram aliança com as quadrilhas nortistas. O Comando Vermelho atua principalmente no Estado do Amazonas e o PCC tem operações em Roraima e Rondônia.
Ver todos os comentários | 0 |