O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) a lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2023. As convocações acontecem até o dia 29 de agosto. Caso sejam pré-selecionados, os candidatos que estão na lista devem acessar o "Portal Único de Acesso ao Ensino Superior" e complementar a inscrição em um prazo de três dias úteis após sua pré-seleção. Para acessar o site, clique aqui.
Ter o nome na lista de espera quer dizer apenas que o candidato está pré-selecionado para as vagas as quais ele se inscreveu. Para ser chamado, é preciso que a vaga fique disponível em caso de desistência de outro candidato, bem como depende de outras regras previstas no programa.
Caso um candidato seja pré-selecionado e não efetive a matrícula, a vaga volta ao sistema para ser ofertada a um outro estudante. Sendo assim, é importante que os candidatos que estão na lista de espera verifiquem o portal todo dia, até o dia 29 de agosto.
Segundo o MEC, “o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa instituído em 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, que são ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa. A partir de 2018, o FIES possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente”.
Ver todos os comentários | 0 |