O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta segunda-feira (29) o desejo de que a Venezuela se torne membro do Brics, grupo de países que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A declaração foi feita após o encontro em Brasília com o ditador Nicolás Maduro.
Lula destacou ainda que essa seria sua primeira participação oficial em uma reunião dos Brics em oito anos. “Vai ser a primeira reunião oficial dos Brics que vou participar depois de oito anos. E tem vários países que querem participar e nós vamos discutir. Se houver um pedido oficial, será oficialmente levado para os Brics e lá decidiremos", comentou o presidente.
O Brics é uma associação de nações emergentes com o objetivo de promover a cooperação econômica e o desenvolvimento conjunto. Durante a visita de Maduro ao Palácio do Planalto, em Brasília, Lula e o presidente venezuelano discutiram não apenas a reaproximação entre os dois países, mas também questões que afetam a economia e o comércio bilateral.
Vale ressaltar que esta é a primeira visita de Maduro ao Brasil nos últimos anos, já que ele foi impedido de entrar no país durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Ver todos os comentários | 0 |