O ministro de Minas e Energia do Governo Lula, Alexandre Silveira, expressou seu apoio ao projeto de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas pela Petrobras durante uma reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, realizada nesta quarta-feira (24).
Silveira argumentou que é inaceitável não superar obstáculos meramente burocráticos impostos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), que negou a licença ambiental à Petrobras.
No dia anterior, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a decisão do Ibama seria mantida. Em resposta, a Petrobras anunciou nesta quarta-feira que solicitará uma reconsideração dessa decisão ao instituto.
Silveira expressou surpresa com o parecer do Ibama contrário à exploração de petróleo na foz do Amazonas, assinado pelo presidente Rodrigo Agostinho, pois, há aproximadamente três semanas, o então diretor de Licenciamento, Régis Fontana, havia emitido um parecer favorável à exploração de petróleo na região. "Houve um parecer do diretor de Licenciamento do Ibama, que inclusive saiu recentemente do cargo, que superava o parecer dos técnicos e apontava um caminho para a concessão da licença", declarou Silveira aos senadores.
Ver todos os comentários | 0 |