Nesta segunda-feira, 24 de abril, o Brasil e Portugal firmarão uma parceria para transferir a fabricação da aeronave A-29N Super Tucano, da Embraer, para Portugal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o novo protocolo durante visita à Indústria Aeronáutica de Portugal, a OGMA, que será responsável pela montagem.
A OGMA é detida em 65% pela Embraer, mas ainda não foi divulgado como será o processo de montagem do A-29N em Portugal. No entanto, o primeiro-ministro português, António Costa, confirmou que Portugal passará a acolher todo o processo de formação de pilotos na Europa e na África para este caça.
A aeronave brasileira será produzida no padrão que atende aos requisitos operacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Atualmente, o Super Tucano é fabricado nos Estados Unidos, em Jacksonville, na Flórida, em parceria com a Sierra Nevada, e sai em kits de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, para ser montado parcialmente em solo norte-americano.
O Super Tucano é uma aeronave versátil, capaz de realizar diversas missões, como ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência. Além disso, tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico. A Embraer já havia comercializado mais de 260 unidades do modelo, entregues para 15 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo as dos EUA.
Ver todos os comentários | 0 |