Nesta sexta-feira (24), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita como a nova presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do BRICS. A instituição é comandada por cinco países que formam o bloco econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Os países membros do bloco alternam entre si na liderança do banco. Atualmente, o Brasil segue na gestão, com o prazo de término em julho de 2025. O banco é responsável pelo financiamento de projetos de desenvolvimento e infraestrutura nos países que fazem parte.
O nome da ex-presidente foi eleito após uma espécie de sabatina com ministros da economia de outros países membros do bloco. O gestor que antecede Dilma era o diplomata brasileiro Marcos Troyjo e foi indicado à presidência em 2020.
Confira a nota oficial do NDB
Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elegeu por unanimidade H.E. Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente
Ver todos os comentários | 0 |