Fechar
GP1

Brasil

Novo modelo de passaporte começa a ser emitido no Brasil

A troca do passaporte não é obrigatória e só deverá ser feito a partir do vencimento do documento antigo.

O novo modelo de passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (03) pela Polícia Federal. O documento contará com um novo design, incluindo imagens que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. Além disso, marcas d'água adicionais foram incluídas no documento para reforçar a segurança contra fraudes.

A capa do passaporte volta a destacar o brasão da República e apresenta inserções em baixo relevo. Também foram adicionadas imagens que só podem ser observadas com luz ultravioleta. A troca do documento não é obrigatória e só deverá ser feita a partir do vencimento do passaporte, que possui validade de dez anos, ou quando estiver totalmente preenchido.


Foto: Divulgação/ Governo federalNovo modelo de passaporte começa a ser emitido no Brasil
Novo modelo de passaporte começa a ser emitido no Brasil

A taxa de emissão continua no valor de R$ 257 ou R$ 334 em casos de emissões de emergência. No exterior, a nova versão será expedida pelas embaixadas e consulados brasileiros, mas somente a partir do ano que vem.

Como pedir a emissão do novo passaporte

Para solicitar a nova versão do passaporte, basta acessar o sistema do governo federal, preencher um formulário e, após efetuar o pagamento da taxa, agendar o atendimento na data disponível. Após esses procedimentos, basta comparecer à unidade selecionada com a documentação original, caso seja necessária a emissão da segunda via.

Após dez dias úteis, o documento pode ser retirado na mesma unidade em que a pessoa foi atendida anteriormente. É importante destacar que o canal do GovBR não emite passaportes diplomáticos ou oficiais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.