Fechar
GP1

Brasil

STF valida criação de município no estado do Mato Grosso

Por maioria de votos, os ministros decidiram pela criação da cidade de Boa Esperança do Norte.

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) validou uma lei de Mato Grosso que criou o município de Boa Esperança do Norte no estado. A decisão se deu em julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), finalizado no dia 6 de outubro. A ADPF foi ajuizada pelo partido MDB, que questionou decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que no ano 2000 havia suspendido a Lei estadual 7.264/2000, que criava o município.

No julgamento, prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes, para quem a Lei estadual 7.264/2000 preencheu todos os requisitos exigidos pela legislação vigente na época em que foi sancionada.


Segundo Gilmar Mendes, a norma que criou o município de Boa Esperança do Norte cumpriu os requisitos exigidos pela Lei Complementar estadual 23/1992, que dispunha sobre a criação de municípios.

Em relação à decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) que suspendeu a norma, o ministro ressaltou que a corte estadual não poderia declarar a inconstitucionalidade da criação do município por meio de mandado de segurança.

Seguiram o mesmo entendimento os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça e Cristiano Zanin e a ministra Rosa Weber (agora aposentada).

A cidade de Boa Esperança do Norte poderá escolher representantes já na próxima eleição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.