Em documento encaminhado na tarde de domingo (20), o Ministério Público Federal (MPF) juntamente com o Estadual em Mato Grosso, recomendaram ao governador Otaviano Pivetta, que pedisse a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em trabalho conjunto à Polícia Rodoviária Federal (PRF), para desobstrução das rodovias no estado.
O governador em exercício do estado tem até às 12h desta segunda-feira (21), para se manifestar sobre os termos da recomendação. Caso o Ministério Público obtenha resposta negativa, será necessário que Otaviano apresente as justificativas necessárias.
Também foi solicitado pelo Ministério Público à Polícia Militar de Mato Grosso, que o efetivo de policiais fosse mantido como reforço à PRF na tarefa de ocupação territorial antecipada aos blloqueios.
De acordo com o documento, o MPF e o MP-MT afirmam que a PRF já havia pedido o apoio da Força Nacional para o Ministério da Justiça, mas teve solicitação negada. Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que define que apenas os governadores de Estado e do Distrito Federal podem pedir apoio d Força Nacional.
Ver todos os comentários | 0 |