Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a prova que é entrada do ensino médio para o ensino superior, mobiliza milhões de estudantes de todo o país.
Professores e psicólogos alertam sobre a reta final, afirmando que é preciso desacelerar e priorizar a saúde mental para evitar ansiedade, esgotamento mental e cansaço antes da prova.
O psicólogo Caio Matheus analisa: “nesta reta final é importante priorizar a saúde mental e tentar equilibrar os estudos com atividades que proporcionem bem-estar, como atividades físicas, como vôlei, futebol, caminhada, beach tennis ou qualquer atividade que o aluno se interesse”.
Além disso, é importante desacelerar e ter momentos coletivos, “sair com os amigos, família, ver filmes e ter momentos em grupo ajuda a diminuir a ansiedade antes do exame. Não é hora para somente estudar, mas também, ter calma para conseguir controlar a ansiedade pela sobrecarga de conteúdo. Outra coisa que o estudante pode buscar são as técnicas de respiração, como a respiração diafragmática, que pode ser feita deitado ou sentado, colocando a mão no abdômen, respirando contando até 10 e inspirando pela boca”, disse o profissional.
Cuidados
Alimentação saudável
Horas suficientes de sono
Praticar atividades físicas
Meditação
Dialogar com amigos e familiares sobre o que está sentindo
Técnicas de respiração (respiração diafragmática)
Disciplinas e horários
Seguindo a lógica dos dois últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos:
1ª dia (13 de novembro)
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de língua estrangeira; inglês ou espanhol)
45 questões de ciências humanas
Redação
2ª dia (20 de novembro)
45 questões de matemática
45 questões de ciências da natureza
Horários de aplicação (fuso de Brasília)
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1 ª dia: 19h
Término das provas no 2ª dia: 18h30
Ver todos os comentários | 0 |