Após a realização da assembleia dos funcionários do Banco do Brasil no Piauí, nessa terça-feira (26), os bancários aprovaram a nova paralisação de seus serviços durante esta sexta-feira (29). A reunião aconteceu de forma virtual e a paralisação foi aprovada por 94,29% dos funcionários.
Os trabalhadores da categoria protestam contra o plano de desmonte do Banco do Brasil (BB), que prevê o fechamento de centenas de unidades, a demissão de 5 mil funcionários, o descomissionamento de funções e a extinção do cargo de caixa.
O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) e funcionários do BB já haviam realizado uma manifestação no último dia 21, protestando contra a demissão dos trabalhadores da instituição bancária.
O presidente do SEEBF-PI, Odaly Medeiros, destacou que a paralisação nesta sexta contará com a adesão dos outros estados, de forma que o movimento será nacional. “Vamos mostrar para o Governo Federal que nós, enquanto trabalhadores do ramo financeiro, não aceitamos essas mudanças drásticas que geram grandes prejuízos. Devemos sempre lutar por melhorias na categoria e não vamos aceitar esse desmonte”, ressaltou Odaly.
O diretor do SEEBF-PI, Antônio Machado, defende que o sindicato está lutando por um Banco do Brasil que sirva toda a população brasileira. “A luta é contra o desmonte provocado pela reestruturação, que tem como finalidade, em última instância, a privatização do banco”, detalhou.
Além da manifestação no Piauí, bancários de vários outros lugares já haviam protestado contra a reestruturação do banco, como nos estados da Paraíba, de São Paulo e do Rio Grande do Norte.
Ver todos os comentários | 0 |