Os eleitores brasileiros têm até a próxima quarta-feira (9), para atualizar o título de eleitor. Os jovens que completarem 18 anos até as eleições, no dia 7 de outubro, também devem emitir o documento.
O primeiro turno das eleições 2018 está marcado para o dia 7 de outubro e o segundo turno, se houver, será no dia 28 do mesmo mês. Este ano, a biometria será obrigatória em 2.800 cidades. Por esse motivo, os eleitores devem se informar sobre a exigência em seu município e fazer o cadastramento biométrico nos próximos 30 dias. A regra vai também para as pessoas que mudarem de cidade.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Título de Eleitor
O cidadão que ainda não cadastrar a biometria ou não atualizar os dados eleitorais até 9 de maio pode ter o registro eleitoral cancelado. Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de votar, emitir passaporte, se inscrever em concursos, pedir empréstimo e até se matricular em uma instituição pública.
Nome social
Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu que eleitores trans podem usar o nome social nas urnas. Até a próxima quarta, é possível pedir que o nome de registro seja substituído no título pelo nome social, basta procurar um cartório.
Ver todos os comentários | 0 |