Nesta terça-feira (20), a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu substituir a prisão preventiva dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F, por medidas cautelares. Isso significa que Wesley poderá deixar a prisão, mas Joesley ainda permanecerá preso porque possui um outro mandado de prisão contra ele.
A decisão foi apertada, por 3 votos a 2. O processo é referente a ganhos ilegais no mercado financeiro, onde os irmãos teriam usado informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, o chamado "insider trading", principalmente sabendo do impacto da divulgação das delações premiadas.
Foram concedidas medidas cautelares determinando que Wesley Batista terá que comparecer em juízo e manter endereço atualizado, ficará proibido de se aproximar ou ter contato com outros réus e testemunhas, ficará proibido de ocupar cargo no conjunto de empresas envolvidas no caso, e também está proibido de deixar o Brasil sem autorização e será submetido a monitoração eletrônica.
Joesley e Wesley foram presos em setembro de 2017 após a divulgação de áudios dos irmãos, mostrando que na delação premiada eles omitiram informações, apresentando apenas dados que interessavam a eles e sabendo que as delações iriam impactar o mercado financeiro, decidiram fazer alguns investimentos.
Ver todos os comentários | 0 |