O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (20) um aumento nos impostos sobre a gasolina, informou o site Exame. O aumento é para ajudar a melhorar a receita do país para que seja cumprida a meta fiscal. Uma equipe comandada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já aprovou os aumentos.
O aumento será feito na alíquota do PIS/Cofins sobre a gasolina e no Imposto de Importação sobre o combustível. Junto com o anúncio, ainda deve ser divulgado um relatório de receitas e despesas do governo para o bimestre.
- Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoHenrique Meirelles
O objetivo principal do governo é conseguir mais receitas para cumprir a meta fiscal deste ano, já que o país não tem conseguido se recuperar da crise econômica e ainda tem passado por uma forte crise política que tem prejudicado ainda mais a situação financeira do Brasil.
O aumento dos impostos deve afetar rapidamente o bolso dos brasileiros, porque se for atingida a alíquota do II sobre a gasolina, não é necessário um prazo de 90 dias para que entre em vigor, ela pode começar a valer imediatamente. A medida ainda deve agradar os produtores de etanol, já que com o baixo valor do combustível tem prejudicado a categoria.
Ver todos os comentários | 0 |