A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16), uma operação para desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura e empresas do setor agropecuário fiscalizadas pela pasta.
Segundo a assessoria da PF, a operação desta terça não tem relação com a Operação Carne Fraca, que desmontou, em março, um esquema de pagamento de propina a funcionários dos ministérios para liberar carne para venda sem passar pela devida fiscalização. A operação desta terça foi batizada de “Lucas”, em referência à passagem bíblicas que diz “não peçais mais do que o que vos está ordenado”.
- Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão ConteúdoPolícia Federal (PF)
De acordo com informações do G1, a investigação teve início a partir da denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura teriam sido favorecidas em processos administrativos, "por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas".
Pelo menos 120 policiais federais estão cumprindo 62 mandados judiciais no Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e Pernambuco. Os agentes cumprem 10 mandados de prisão temporária, 16 de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão. A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas bancárias e a indisponibilidade de bens móveis e imóveis que somam R$ 2,2 milhões.
Ver todos os comentários | 0 |