O Supremo Tribunal Federal (STF) pode mudar a data do sorteio para definir o novo relator dos processos da Operação Lava Jato para a próxima quinta-feira (2). De acordo com o G1, para a realização do sorteio é preciso que o colegiado responsável pelas ações esteja completo e a mudança do ministro Edson Fachin da Primeira para a Segunda Turma da Corte depende que os demais colegas da Primeira Turma, que têm mais tempo na Corte, abram mão de mudar.
- Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoSupremo Tribunal Federal (STF)
Mesmo que os quatros ministros da Primeira Turma facilitem o caminho para Fachin, a resposta formal pode demorar. Por isso, o sorteio que definirá o novo relator da Lava Jato no STF, que pode ser feito entre os integrantes da Segunda Turma ou entre todos os ministros, deve ser empurrado para quinta-feira.
O ministro Marco Aurélio Mello declarou nesta quarta-feira (1º) que não sabe ainda se vai abrir mão de mudar da Primeira para a Segunda Turma da Corte.
A migração de Fachin é uma forma de evitar empates nos julgamentos da Lava Jato e retirar das costas do novo indicado à Corte o ônus de ser nomeado para o colegiado que julga a operação. A Segunda Turma é formada atualmente pelos ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.
Ver todos os comentários | 0 |