Nesta quarta-feira (1º) foi concluída a votação realizada pela Associação de Juízes Federais (Ajufe) da lista tríplice que será enviada ao presidente Michel Temer com sugestões de magistrados para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.
De acordo com o Estadão, quem lidera a lista com 319 votos é juiz Sérgio Moro. Moro é responsável pelos processos da Operação Lava Jato, em primeira instância. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, aparece em segundo lugar com 318 votos.
- Foto: José Carlos Daves/Futura Press/Estadão ConteúdoSergio Moro
O desembargador do TRF-3, Fausto de Sanctis, ficou em terceiro lugar com 165 votos. Sanctis se destacou à frente de casos de grande repercussão, como as operações Satiagraha e Castelo de Areia. O presidente da Ajufe, Roberto Veloso, irá entregar a lista ao presidente Temer. Temer não é obrigado a escolher nenhum dos candidatos indicados pela instituição. Participaram da votação 761 associados da Ajufe, com direito a votar em até três candidatos.
A Ajufe divulgou uma nota onde afirma que Teori é oriundo da Justiça Federal e, por isso, a associação “considera imprescindível que a vaga na Corte seja destinada à Magistratura Federal”.
Ver todos os comentários | 0 |