O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, vai sofrer um reajuste a partir desta terça-feira (5), informou G1. O aumento foi anunciado pela Petrobras e afetará as distribuidoras em botijões de até 13 kg com um aumento de 8,9%.
Segundo a Petrobras, o reajuste é devido a uma alta das cotações do produto nos mercados internacionais e que a forma como o aumento será feito até o consumidor dependerá principalmente do preço que será aplicado pelas distribuidoras e pelos revendedores.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gás de cozinha
Esse aumento não afeta o preço do gás destinado a uso industrial e comercial. Somente neste ano, o preço médio do gás de cozinha sofreu uma alta de 17,7%. Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) mostrou que o valor médio de um botijão estava em R$ 55,74 na primeira semana de janeiro. Agora nessa primeira semana de dezembro, o preço já está em R$ 65,64.
Desde junho deste ano foram anunciados seis aumentos e uma redução no preço do gás de cozinha. Esses aumentos começaram principalmente com a nova política de preços da Petrobras, iniciada junho, onde os valores praticados devem ser revisados todos os meses.
Ver todos os comentários | 0 |