O ministro da Defesa, Raul Jungmann anunciou nesta sexta-feira (27) durante coletiva em Recife, que irá se encontrar com as Forças Armadas da Colômbia. O encontro será para tratar da questão de segurança da fronteira, além de tráfico de armas e drogas.
O ministro afirmou temer que as armas da Colômbia venham para o Brasil após acordo de paz do país com as FARC. "A Colômbia vive hoje um processo de paz. Existe alguns dissidentes que não estão dispostos a entrar nesse processo de paz. Há um temor, justificado ou não, que uma parte desse arsenal [das guerrilhas] possa migrar para as nossas áreas. Só no Rio de Janeiro, Beltrame antes de sair comentou conosco que estavam apreendendo, em média, 1,5 fuzil por dia", apontou o ministro.
- Foto: J. Duran Machfee/Estadão ConteúdoRaul Jungmann
Jungmann destacou os pontos que serão discutidos no encontro. "Vamos tratar de armas, de drogas, de cooperação e de inteligência. Não se faz combate ao crime sem inteligência". O encontro acontece na próxima terça-feira (31) em Manaus.
De acordo com o G1, o encontro é medida estratégica e que reunirá os comandantes das Forças Armadas da Colômbia, o vice-ministro do país vizinho, além de um representante da polícia colombiana. O objetivo é estabelecer uma série de protocolos de cooperação para impedir a entrada de armas e drogas na fronteira brasileira.
Ver todos os comentários | 0 |