O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela investigações e processos da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quinta-feira (15), o pecuarista José Carlos Bumlai a 9 anos e 10 meses de prisão em um processo da Lava Jato.
- Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo Bumlai
Bumlai foi condenado por crimes como gestão fraudulenta e corrupção passiva. De acordo com informações do G1, o pecuarista é amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa por um tratamento contra um câncer.
Alvo da 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em 2015, Bumlai está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Na sentença de Carlos Bumlai , Moro destacou que o empréstimo de R$ 12 milhões foi fraudulento e que o real beneficiário dos valores foi o Partido dos Trabalhadores (PT). "Não há divergência, nas confissões, quanto a isso e a prova documental e testemunhal já revela o fato".
Moro disse ainda que o PT utilizou Bumlai como pessoa interposta e os valores para realizar pagamentos a terceiros de seu interesse. "Isso é afirmado não só por acusados que celebraram acordo de colaboração premiada, como Salim Taufic Schahin, como por acusados que não dispõe de qualquer acordo, como o próprio José Carlos Costa Marques Bumlai", declarou.
Ver todos os comentários | 0 |