Uma pesquisa divulgada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) nesta terça-feira (23) mostra que a maioria dos brasileiros desconhece as regras da aposentadoria e se diz alheia ao debate em torno da reforma da Previdência, mas reconhece que a reforma fará com que se aposente mais tarde do que gostaria.
De acordo com o levantamento, para a população brasileira, o homem deveria ter direito a se aposentar aos 58 anos e a mulher aos 53 anos, em média. Segundo informações do G1, a maior parcela dos entrevistados, o que representa 42% defende que os homens deveriam se aposentar aos 60 anos. Já em relação às mulheres, 58% opinaram que a idade deveria ser menos de 55 anos.
- Foto: DivulgaçãoPrevidência Social
Quando questionados no levantamento sobre quando acreditam que efetivamente vão se aposentar, os brasileiros disseram que a idade média para os homens sobre para 64 anos e para a mulheres, a idade chega a 58 anos. A pesquisa ouviu 1.500 entrevistados com mais de 23 anos em todas as regiões do país entre os dias 21 de julho e 4 de agosto.
O presidente da FenaPrevi, Edson Franco, disse que a grande maioria dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a idade mínima já subiu para os 65 anos e se discute elevar mais ainda para 67 anos. “Há uma contradição entre desejo e realidade, e as pessoas estão começando a tomar consciência disso”, afirma. “Hoje, na média, o brasileiro se aposenta com 54 anos de idade, o que é uma idade extremamente baixa comparada com qualquer com qualquer métrica internacional", acrescenta.
Ver todos os comentários | 0 |